Aprenda a tocar violino de forma produtiva

Menor instrumento da família de cordas friccionadas, o violino possui um som potente e arrebatador. Para aprender a tocar esse instrumento é necessário dedicação e disciplina na hora de estudar. Por isso listamos algumas dicas que irão te ajudar no aprendizado.

1ª Dica: o melhor horário para praticar é naquele que você sente suas energias carregadas e sabe que não terá dificuldades para se concentrar nos estudos. Seja manhã, tarde ou noite, você precisa separar o horário para estudar. Seja consistente e tente praticar sempre no mesmo horário por 5 a 6 vezes na semana.

2ª Dica: quando você for estudar, encontre um lugar calmo e quieto, uma sala onde você não será perturbado. Desligue a TV, deixe o celular no silencioso e concentre-se no que estuda.

3ª Dica: antes de dividir cada segundo do seu estudo, pegue todos os materiais e acessórios que você irá precisar. Métodos, partituras, estante, lápis para anotar o dedilhado de passagens mais difíceis e outros acessórios que você irá precisar e deixe perto de você. Se você estuda sentado, tome cuidado para não utilizar uma cadeira muito macia, senão ela dificultará que você mantenha uma postura correta.

4ª Dica: Antes de iniciar a prática beba um pouco de água, coma uma fruta ou um lanche saudável para acelerar o nível de açúcar no sangue e transforme seu estudo em uma prática confortável. Se você se preparar fisicamente antes de iniciar seu estudo, você se concentrará melhor e não irá interromper seu estudo para ir à cozinha ou ao banheiro. Se você pratica com o corpo e mente cansados, você pode correr o risco de praticar de qualquer maneira e adquirir maus hábitos e vícios que serão difíceis de serem corrigidos no futuro.

5ª Dica: o tempo que você estuda diariamente torna-se irrelevante se não houver comprometimento com seu estudo na hora da prática. Quando você não se concentra ou pratica sem foco e sem propósito, fica mais fácil adquirir vícios e fatalmente “praticar o erro”. Se esforce para praticar com qualidade e não longos treinos sem resultados.

Conte com a VIVA Escola de Artes para aprimorar seu aprendizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *